quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Mudança de placa

Amanhecemos na linda paisagem da praia do hotel Vila Marmarine, em Siquijor.
Vista do Vila Marmarine, em Siquijor

Do mar, olhando para a pousada


As fotos são mais eloquentes do que qualquer descrição.  Fiquei extasiado de poder ver novamente a qualidade cristalina das águas do Pacífico aqui destas bandas.  Isso se deve em parte ao substrato, uma areia fina derivada do coral, que não produz muita turbidez.  Fizemos algum "snorkeling" e constatamos que a maior parte do coral está morta.  Esta é uma triste realidade global.  Os motivos podem ser muitos: pesca predatória que utilizava dinamite ou cianeto para matar todos os seres vivos, inclusive os corais.  Colhia-se os peixes que boiavam, mas o legado mortífero era persistente por vários anos.  Atualmente, essas práticas estão proibidas, mas o aquecimento global trata de terminar a desgraça que já foi feita.  É verdade que vimos alguns corais prosperando, muito lindos, mas eles são ainda poucos.
Evitamos os ouríços com sapatos apropriados, que se encaixam no pé-de-pato


Os peixes também são poucos e pequenos.  Estamos planejando fazer um passeio a uma ilha com uma reputação boa neste quesito coral.  Veremos e, conforme a beleza, farei novo boletim aqui.

Ezio encomendou discretamente o jantar de aniversário aos donos da pousada.  À noite, a conversa entre ele e a garçonete me deixou intrigado e com uma pulga atrás da orelha.  Ela disse que iria trazer a encomenda logo em seguida.  Comemos um franguinho assado, uma caldeirada de siri e até tomamos um copo de vinho, cortesia do hotel.

Junto com o frango, chegou o bolo de chocolate. Enorme.  A falta de ordem dos pratos aqui no sudeste da Ásia já é minha conhecida.  O arroz chegou muito depois de termos começado a comer o frango.  Servimos o bolo a todos os hóspedes e aos empregados também.  Descobri um rapaz que trabalha aqui com o mesmo aniversário que eu.  O clima de confraternização foi muito gostoso.  Parece que os donos do hotel (que são japoneses) tratam bem os funcionários, pois eles são muito agradáveis e gostam de nos atender bem.

Só para o Ezio, a cerveja nacional
Completei 46 anos bem vividos.
Só alegria...

4 comentários:

  1. que lindas as fotos!! que aniversário bom!!

    ResponderExcluir
  2. Que legal, lelê! Fico muito feliz que vc tenha aproveitado o teu dia! Que essa tua alegria continue te seguindo pelo resto da tua vida! Hum, entao rolou bolo com frango!! OBA!! Qual é a temperatura da água??? Lá no Egito diziam que os corais demoram 10 anos pra crescer! Triste isso de matar tudo né? Agora com essas catástrofes todas é que o homem tá sentindo o poder da natureza...Triste mesmo! Essa tua máquina é show hein??? Que invejinha!! Da branca! Beijo enorme e MUUITO saudoso! PS: puts, a ligacao de terca tava horrível! Eu ouvi tudo cortado!

    ResponderExcluir
  3. Querida Marcia,

    A temperatura da água é absolutamente perfeita.

    Ouvi dizer até que o protetor solar é responsável pela morte dos corais, mas achei isso um certo exagero. Ezio estava preparando o tubo de Lancôme para matar muitos corais (hehehehe!).
    Vou postar amanhã algo sobre o nosso passeio até a ilha de Apo, aqui perto. Foi sensacional!!! Tudo de bom. Vimos todos aqueles peixinhos de aquário. Senti-me solto e à vontade, já que haviam dito que não há tubarões ali. Há muitas tartarugas. E na volta fomos brindados por desfiles de golfinhos e pequenas baleias-piloto, que estão na área acompanhando a migração do atum para Formosa. Lindo de morrer!

    ResponderExcluir
  4. Só estou lendo esse post 1 semana depois do seu aniversário... mas me emocionou bastante o fato de você buscar uma comemoração tão distante, singular e, óbvio animadíssima do outro lado do mundo! Viva Riguey!!! Estou adorando as fotos e os posts, muito educativos..

    ResponderExcluir