domingo, 9 de janeiro de 2011

Manila não é fácil!

Chegamos às Filipinas!

O aeroporto nos recebeu bem, mas percebemos várias diferenças na eficiência e até mesmo na segurança circundantes.

Um táxi do hotel nos esperava, com o motorista e um acompanhante.  Ficamos sem saber se a função dele era a de guarda-costas.

O hotel ficava numa área central, mas como quase tudo em Manila, não há referências históricas preservadas.  A cidade sofreu muito com as batalhas travadas entre os americanos e os japoneses na época da Segunda Grande Guerra.  Morreram 150.000 habitantes da cidade em 1945, a maior parte dos quais por imperícia dos soldados americanos.  Seria um padrão habitual de nosso conhecimento em ocupações mais recentes dos ianques?  

A pobreza generalizada não faz cerimônia.  Há pouquíssimos prédios com a fachada bem mantida.  O bairro de Intramuros, contido por muralhas construídas pelos espanhóis, está praticamente todo dilapidado.  Mesmo neste distrito, que é o único conjunto de interesse histórico da cidade, há muita gente vivendo nas ruas, com pouca higiene e condições de saneamento.  Parece, contudo, que ainda se prendem a alguma dignidade, afinal este é o segundo maior contingente católico do planeta.  Mas verificamos também a malandragem, em sua modalidade menos atraente: motoristas espertinhos aplicando pequenos golpes impalatáveis aos turistas que eles creem ser desavisados.  Mas escapamos de qualquer incidente mais violento.

O alívio por termos emitido todos os bilhetes do nosso itinerário no arquipélago, só obtido às 20:30, foi comemorado com gosto em um restaurante... iraniano.  Aparentemente, há muitos iranianos que chegam às Filipinas para estudar o inglês.  Mas a comida, que era o que importava, estava ótima.

Dormimos exaustos, mas contentes com as providências que tomamos ao longo deste dia complicado.

4 comentários:

  1. Nossa, que atualizacao dinâmica! Já devem estar nas ilhas a essa altura! E amanha é o niver, né Ri? Falei com o Rei ontem, estava a caminho do aeroporto de Teresina. Amanha vou tentar me comunicar contigo, OK? Beijos, Claudia

    ResponderExcluir
  2. dandanzinho querido! Tb nem acreditei que vc iria ser tao flash! Delícia poder ler as tuas impressoes ainda fresquinhas! Tb vou tentar falar com vc amanha! Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Pois é.
    Concordo com a Márcia e a Marta: uma delícia fazer esta viagem.
    Obrigado!
    Agora estou todo atualizado de sua viagem...

    ResponderExcluir